Gás natural em quase todos concelhos transmontanos dentro de um ano

Rotura em conduta de gás obriga a retirar 30 pessoas de casa em Évora
Agosto 9, 2018
Governo aprova projeto de aplicação de tarifa solidária no gás de botija
Setembro 4, 2018

As redes de distribuição de gás natural chegarão a praticamente todas as sedes de concelho dos distritos de Bragança e Vila Real dentro de pouco mais de um ano, anunciou hoje a empresa responsável pelo investimento.

A Sonorgás, do grupo Dourogás, venceu as concessões para 18 concelhos e está a investir 58 milhões de euros na construção de Unidades Autónomas de Gás e respetivas redes, com a previsão da conclusão de todas as infraestruturas “até ao final de 2019”.

O grupo já é responsável pelas redes em sete concelhos e com os novos investimentos em toda a região transmontana, apenas os concelhos de Mesão Frio, em Vila Real, e Miranda do Douro, em Bragança, ainda não serão abrangidos pelo gás natural canalizado, segundo o diretor executivo, Nuno Moreira.

As obras para a construção das infraestruturas já arrancaram em seis dos 18 municípios previstos, e já hoje começaram a ser feitas as primeiras ligações nos concelhos de Alijó (Vila Real) e Vila Flor (Bragança), incluídos neste conjunto.

O diretor executivo da Dourogás falava na cerimónia de inauguração da chegada do gás natural a Vila Flor e explicou que as novas redes serão instaladas apenas nas sedes de concelho e o propósito deste investimento é levar o gás natural às vilas e cidades mais pequenas.

Nuno Moreira disse ainda que relativamente a Mesão Frio e Miranda do Douro, os dois concelhos estão “à espera do trâmite dos processos, que esperam sejam resolvidos rapidamente”.

Dos 58 milhões de euros que a empresa está a investir nas novas redes de 18 concelhos, 29 milhões são financiados pelo BEI, o Banco Europeu de Investimento, por um prazo de 20 anos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com